segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Retrato de Dorian Gray

Tem uma frase do Oscar Wilde que eu gosto muito. Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe. Quer realidade mais verdadeira?

Alguns trechos do Retrato de Dorian Gray...
.
Somos castigados por nossas renúncias. Cada impulso que tentamos aniquilar germina em nossa mente e nos envenena. Pecando, o corpo se liberta de seu pecado, porque a ação é um meio de purificação. Nada resta então se não remorso. O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela. Se lhe resistirmos, as nossas almas ficarão doentes, desejando as coisas que se proibiram a si mesmas e, além disso, sentirão desejo por aquilo que umas leis monstruosas fizeram monstruoso e ilegal.
.
Do seio das sombras irreais da noite, é a vida que retoma suas feições costumeiras. E temos que recomeçá-la no ponto em que a deixamos. Invade-nos, então, o sentimento penoso de termos de aplicar novamente nossa energia ao mesmo círculo fastidioso de hábitos estereotipados. Ou, então, é o desejo louco de certa manhã abrir as pálpebras para o mundo reconstruído durante a noite, para nossa maior alegria; um mundo em que os seres teriam outras formas e outras cores, estariam transformados, esconderiam inéditos segredos, um mundo no qual o passado não teria ou quase não teria lugar e, em todo caso, não sobreviveria senão despido de toda forma consciente de obrigação e de constragimento; porque, da própria alegria a recordação tem seu amargor e a lembrança de um prazer anda sempre acompanhada de sofrimento.
.
Os que amam só uma vez na vida é que são superficiais. O que eles chamam lealdade, fidelidade, é a meu ver letargia do hábito ou falta de imaginação. A fidelidade é, para a vida emocional, o que a estabilidade é para a vida intelectual: uma simples confissão de fracassos. Fidelidade! Algum dia vou analisá-la. Acha-se nela a paixão da propriedade. Há muitas coisas que abandonaríamos se não temêssemos que outros as apanhassem.

Um comentário:

CuriosidadePontoCom disse...

Palmas!!!!
Esse livro é Maravilhoso...
=*&***