quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Uma provocação.

Dia 26 de dezembro a Veja reservou 14 páginas para falar de um assunto polêmico, a fé. Tema agendado para logo após o Natal seria coincidência ou provocação?
Num Brasil de maioria cristã, parece bastante delicado tratar de uma tendência – sim, tendência – que é o ateísmo.
.
Numa imparcialidade, completamente parcial, uma entrevista com Sam Harris fecha a matéria, que também tratou de religião x ciência e o medo. Sim, medo do indivíduo se declarar ateu, de dizer que não tem uma religião. Ah, a inquisição.
A igreja já matou milhares – botânicos, cientistas e outros tantos estudiosos – em nome da fé. O que nos reserva os próximos anos?
Harris é autor de Carta a uma nação cristã. Um livro fininho, fácil de ler. Bombástico. Leia.
.
Na Galileu desse mês, um repórter passa dois meses seguindo a Bíblia, vivendo 100% os seus ‘ensinamentos’. Ainda não li a reportagem, estou curiosa. Será que ele matou alguém que falou mal da religião? Será que parou de comer carne de porco e coelho? É, a Bíblia é uma caixinha de surpresas.
.
Se Deus existe, deve ser como a descrição de John Milton, em O Advogado do Diabo. Deixe-me dar algumas informações privilegiadas sobre Deus. Deus gosta de assistir. É um pervertido. Pense nisto. Ele dá ao homem instintos. Ele lhes dá este dom extraordinário e então o que Ele faz? Eu juro; pela Sua própria diversão, pela Sua própria e íntima piada cósmica, Ele estabelece regras em oposição! É a maior sacanagem de todos os tempos! Olhe! Mas não toque. Toque, mas não prove! Prove, mas não engula. Hahahaha... E enquanto você fica pulando de um pé para o outro, o que Ele está fazendo? Ele está gargalhando! Ele é um sádico! Um senhorio ausente! Venerar a isto? Nunca!
.
Verdade ou não, eu definitivamente não sei. Como diz Harris, um de nós está errado, como vamos provar quem?
O texto é minha resposta a uma provocação que recebi nos meus comentários. E eu adoro provocações. E inveja também.

8 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida.... a religião tem sua culpa sim! Principalmente na época da inquisição. Porém, é muito fácil culpar algo que não palpável. Seria o mesmo que justificar uma guerra porque um ditador achou que a sua grama era mais verde do que a do vizinho.
Será que se a religião não existisse Hitler acharia que sua “raça” era superior as outras?
Às vezes é mais fácil entender que a “culpa” pode ser muito educadora. Garanto que problemas maiores poderiam acontecer se essa “culpa” não fosse causada pelas religiões nos seguidores das mesmas. Isso vale para todas elas... mesmo católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas e todas as outras. E seja qual Deus for. Alá, Buda ou outros...
Outra coisa! Você conhece a história de Sam Harris? Pesquise... e veja o quanto ele é “confiável” para ser citado.

Kindex disse...

Não digo que vc está errada, só que...

Ouvir o que o diabo tem a dizer sobre Deus, ou vice-versa, é a mesma coisa que pedir a um publicitário para fazer propaganda de um colega de trabalho.
Ninguém vai mentir, mas que vai parecer muito mais do que é... haha

Acho que alguns não tem medo da sombra de inquisição, mas talvez de se tornarem alguém que sempre foram educados a evitar :P

To indo ver minha namorada agora, essas coisas de céu e inferno me deixam com fome =B

Andressa Berkenbrock disse...

Da mesma forma que não acredito nesse Deus piedoso, também não acredito no Diabo. Um é apenas a ausência do outro, mero complemento. Nomes que damos para ter quem 'chamar'. E nesse caso seria marketing político, Marcelo.
O bem e o mal quem faz somos nós. Leiam o texto do Jabor. É bem por ai.
E de fato não acredito em religião. Em minha opinião, faz mal, além de alienar. Se bem que conheço muita gente fervorosa em religião que sequer lê a Bíblia. Critico aqueles que fazem tudo em nome da fé. Que matam, destroem. Ou usam como desculpa para tanta coisa.
E não saio por ai levantando uma bandeira: Ei você, não seja cristão. Respeito. Só que fico indignada quando escrevem no meu blog que vou para o inferno por causa de um texto que simplesmente mostra o cotidiano de um parque, pequenas curiosidades que a maioria das pessoas não percebe. Rá!
E Sam Harris é sim um bom exemplo, pq não tem medo de ser justamente como o Marcelo falou, alguém que tem medo de ser o contrário do que os pais sempre sonharam.
Eu já estive num convento. Ia ser freira. E cá estou, defendendo a ciência. E a minha opinião. Isso não é um confronto, é uma posição. Cada um escolhe a sua. =)

Andressa Berkenbrock disse...

E me dá fome tb..

Mande um beijo pra Fran, afinal, agora você vê mais ela do que eu né..

=*

CuriosidadePontoCom disse...

Amei...
Se voce adora provocaçãoes e inveja .. eu ADORO polêmicas... hshshshs...
Amei o texto...E como vc tbm respeito e tbm acho que aliena...e aliena muitoooo...
Tenho minhas crenças:acredito que devemos nos amar, fazer de tudo para ser feliz,sem passar por cima de ninguem, sem ofender, sem prejudicar ou mentir.. no meu modo de ver ai está a força superior que move o mundo...

Te amo , minha jornalista preferida... rsrsrsr
Bjuuuuu

Anônimo disse...

Minha querida....
Não se preocupe quando alguem manda manda você para o inferno!

Afinal... você não acredita nisso!

Andressa Berkenbrock disse...

Boa Júnior, muito boa! =)

Unknown disse...

Ahuahuahu.. Só você mesmo guria. Certamente alienia. Vejo o preconceito de católicos nas minhas aulas, já te falei isso. Negam Darwin pela bíblia o que é um absurdo! Falta cabeça pra esse povo.